Desligue o Caputador e vá Ler um Livro!!!

A Manipulação de Pesquisas Eleitorais

Onde está Wally?


Hoje, ao sair de casa, me deparei com uma "pesquisa" mais do que tendenciosa no Jornal Metro sobre as eleições para Prefeito na cidade de Curitiba. Tendenciosa e Manipulada!

Segundo a pesquisa, o Candidato Ratinho Jr. Possui 28% das intenções de voto. Em segundo colocado está o atual prefeito Luciano Ducci com 27% das intenções de voto, depois vem respectivamente o candidato Gustavo Fruet com 15% e Rafael Greca com 9%.

Se você simplesmente aceitar o resultado dessa pesquisa, você já pode ter certeza de quem serão os candidatos a disputar o segundo turno da prefeitura da cidade de Curitiba, não é mesmo? Pois é, mas será que isso irá acontecer por que esses dois candidatos têm realmente a preferência da grande maioria dos eleitores ou porque pesquisas manipuladas como essa provocam esse tipo de resultado nas urnas?

Lendo as “letras miúdas” da tal pesquisa, percebe-se que o número de entrevistados é um Universo Gigantesco de 800 pessoas! E que, principalmente, é uma pesquisa estimulada. Ou seja, dentre algumas opções apresentadas, é perguntado para qual candidato a pessoa vai votar.


De que forma será que foram apresentados esses candidatos?

No caso dessa pesquisa “Estimulada” com somente 800 pessoas, além de manipular a opinião, só é preciso pesquisar no local certo. 

Curitiba possui 1.256.272 eleitores, e os caras do Jornal Metro, bem como de todos os jornais e programas televisivos querem manipular a população com uma pesquisa envolvendo 800 pessoas! Pensem, 800 pessoas não reflete nem 1% da população de Curitiba. E pior, não reflete nem 1% do número de eleitores na cidade.

E não amiguinhos leitores, eu não estou “defecando pelos dedos”! Eu sou formado em Administração de Empresas e cursei uns bons 3 anos de Estatística. Sei que uma pesquisa é feita sempre por amostragem, e que para corrigir os possíveis erros mostrados na pesquisa, existe o Desvio Padrão, que define sempre uma porcentagem de erro para a pesquisa.


Mas mesmo assim, uma entrevista com 800 pessoas pode ser feita na saída de uma escola. Pode ser feita só em um bairro, pode ser feita na frente de um estádio de futebol, pode ser feita só com um grupo de pessoas de determinada classe social, nível cultural, entre outros fatores que certamente teriam um impacto decisivo no resultado da pesquisa.

Você que está lendo isso tudo deve estar pensando: Mas uma pesquisa de merda não vai afetar na minha decisão de voto nessas eleições.

Não, certamente não afetará a você, querido leitor muito culto desse digníssimo Plog, mas pode ter certeza que afetará uma grande parte da população mais ignorante da nossa cidade.

Diga-me, nobre leitor, que você nunca viu pessoas que votam em quem tá na frente nas pesquisas só para se sentirem vencedores junto com o candidato? Ou então, quem vota em quem está ganhando pra tentar evitar o segundo turno? Ou pior ainda, que existem pessoas que votam em que está ganhando para não “perder” o voto?

Infelizmente, a porcentagem de pessoas cultas no nosso brasilzão de meu Deus é muito inferior a porcentagem de “analfabetos funcionais”. E sabemos que, a educação brasileira nunca irá pra frente enquanto esses mesmos analfabetos funcionais forem os responsáveis por manterem sempre a mesma escória no poder. E assim o ciclo se perpetua.

Claro que esses tais analfabetos funcionais não são culpados de estarem nessa situação, pois eles são manipulados por pesquisas como estas, e por uma série de situações muito mais complexas do que isso, mas nós somos culpados por engolir uma merda de uma pesquisa dessas calados!

Eu estou fazendo a parte que me cabe, como Plogueiro, estou divulgando a minha indignação. E vc pode ajudar, divulgando esse texto, escrevendo ou seu, bem como mandando mails para o Jornal Metro, e também para cada mídia que divulgar pesquisas tendenciosas e manipuladas como essa.

Para deixar mais claro a manipulação a que me refiro, vou anexar nesse texto um episódio do programa Penn & Teller, dividido em três partes, em que eles comentam sobre a manipulação de números e pesquisas para obter o resultado desejado.

Vale muito a pena assistir, para refletir sobre a manipulação da mídia sobre as massas.

Se você não tiver paciência, ou tempo, pelo menos assista a partir dos 2:50 minutos do segundo vídeo, pois fala exatamente sobre a manipulação de pesquisas a qual me referi no texto acima. Mas mesmo assim, insisto que assista as três partes do vídeo.


,

Mais um vídeo muito interessantes, que acabei encontrando por coincidência na Internerds após ter publicado o texto acima. Vale muito a pena assistir.



3 comentários:

  1. Muito bom o texto Adrianinho.
    Concordo plenamente que temos que votar com convicção, não "estimulados" por uma "pesquisa"...
    Abraço.

    Leocadio J. Pianaro.

    ResponderExcluir
  2. Realmente instrutivo... obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Leo!


    E Pedro Filho, obrigado a vc por ler tudo isso!

    ResponderExcluir